quarta-feira, 17 de junho de 2015

LEIS DE NEWTON

Antes de partimos para o estudo das leis de Newton, é necessário que se tenha em mente alguns conceitos, uma vez que, eles serão muito mencionados ao longo das explicações; São eles:

Força: Nada mais é do que a interação entre dois corpos, e proporciona alguns efeitos como a aceleração, fazendo com que um corpo altere a sua velocidade, e deformação, quando o corpo muda de formato.
  • Vídeo de nossa autoria, demostrando alguns exemplos sobre as leis de Newton, a seguir explicamos cada parte dele, separando as cenas nos seus respectivos preceitos.



1ª Lei de Newton 
Inércia: É quando um corpo mantém o seu estado de movimento ou seu estado de repouso, ou seja, se estiver parado continuará parado, a menos que alguém aplique uma força sobre ele, obrigando-o a sair desse estado.

Exemplos 1º,2º,3º do vídeo.

Se colocarmos um pedaço de papel sobre um copo, e sobre o papel uma moeda, ao darmos um ''puxão'' no papel, que adquire aceleração, observamos que a moeda cai dentro do copo...



...Isso ocorre pois a moeda permanece com o mesmo movimento, pois não lhe é aplicada nenhuma força, a não ser a força da gravidade que puxa-a para baixo. O mesmo ocorre com os exemplos 2º e 3º.

2ª lei de Newton 
Princípio fundamental da dinâmica: É quando um corpo sofre uma força, dependendo de sua massa, mudando o seu estado de movimento, ou seja, o efeito de uma força sobre um objeto dependendo do módulo, direção e sentido. 

É traduzida pela seguinte expressão: 


Exemplos 4º e 5º do vídeo.




  • A força das mãos acelera o ''puff'', que altera seu estado de movimento, tendo direção e sentido proporcional a resultante e aceleração proporcional a sua   massa.
                                    


  • A força peso relaciona-se com a 2º lei, uma vez que a terra atrai, nesse exemplo, a bola, com a aceleração da gravidade, aproximando-a para a superfície.

3ª lei de Newton

Ação e reação: Essa lei diz que para toda ação há sempre um reação igual e contrária, e que a força se manisfesta em pares com mesma intensidade e direção mas em sentido contrário, ou seja, se você empurrar uma pedra com o seu dedo, o dedo é também empurrado pela pedra.

Exemplos 6º,7º e 8º do vídeo.

  • Nesse exemplo podemos ver que a bola bate no chão, e o chão bate na bola com a mesma intensidade e direção, mas em sentido oposto.
  • Quando alguma pessoa caminha, ela faz uma força sobre o solo, que por reação, faz uma força sobre o seu corpo, impulsionando-a para a frente. 


  • A pessoa exerce uma força sobre a água, empurrando-a para trás, enquanto água exerce força sobre a pessoa, empurrando-a para a frente.

*O vídeo e todas as imagens são de nossa autoria.

1º ano ME
Alunos:Daniel Scheffer 
Giovanna Jacomini
Thais Belo
Adrielly Coelho

Professor: Jonas Campestrini
COLÉGIO BAGOZZI